Acessibilidade / Reportar erro

Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano

Cuidar es... percepciones de estudiantes de enfermería: Una visión heideggeriano

RESUMO

Objetivo:

Desvelar as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado na ótica heideggeriana.

Métodos:

Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, desenvolvida com 21 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana que cursavam a disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional. Os dados foram coletados durante aula sobre cuidado, por meio de relatos espontâneos escritos.

Resultados:

As definições de cuidado foram construídas a partir das experiências de cada acadêmico, denotando seu modo de ser para o cuidado e, quando compartilhavam suas opiniões, coexistiam com o grupo, construindo uma identidade e revelando seu modo de ser-com-o-outro. Os acadêmicos percebem que o cuidado faz parte da mundanidade da enfermagem, do modo de ser enfermeiro.

Conclusão:

O cuidado contempla um universo de significados nos quais os seres humanos estão envolvidos em situações de zelo e de preocupação com o outro.

Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com