RESUMO
Objetivo:
Desvelar as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado na ótica heideggeriana.
Métodos:
Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, desenvolvida com 21 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana que cursavam a disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional. Os dados foram coletados durante aula sobre cuidado, por meio de relatos espontâneos escritos.
Resultados:
As definições de cuidado foram construídas a partir das experiências de cada acadêmico, denotando seu modo de ser para o cuidado e, quando compartilhavam suas opiniões, coexistiam com o grupo, construindo uma identidade e revelando seu modo de ser-com-o-outro. Os acadêmicos percebem que o cuidado faz parte da mundanidade da enfermagem, do modo de ser enfermeiro.
Conclusão:
O cuidado contempla um universo de significados nos quais os seres humanos estão envolvidos em situações de zelo e de preocupação com o outro.
Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem