Acessibilidade / Reportar erro

Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de de enfermagem* * Artigo extraído do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. Florianópolis - SC, Brasil. Recebeu o 2º Lugar no Prêmio Professora Dulce Maria Nunes no VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal em Foz de Iguaçú, outubro de 2015.

Juego lúdico en el cuidado de niños y adolescentes con cáncer: perspectivas de la enfermería

RESUMO

Objetivo:

Descrever a perspectiva da equipe de enfermagem sobre a utilização do lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer hospitalizada.

Metodologia:

Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2013 e julho de 2015, com 29 profissionais de enfermagem de uma Unidade de Internação Onco-hematológica de um Hospital Pediátrico do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, analisados e categorizados segundo Minayo, constituindo-se duas categorias, sendo apresentada aqui a segunda categoria denominada "no cuidar eu aproveito para brincar: tornando o hospital mais agradável".

Resultados:

Os profissionais relataram a vivência do lúdico no cotidiano da enfermagem, enfocando seus benefícios, dificuldades e possibilidades no cuidado.

Conclusão:

Salienta-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável para o cuidado, contudo necessita de maior preparação teórica e prática para efetivá-lo e vivenciá-lo como uma estratégia de cuidado.

Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica; Jogos e Brinquedos; Criança Hospitalizada; Adolescente Hospitalizado

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com