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Representações sociais de mulheres sobre o cheiro do leite materno

Representaciones sociales de mujeres sobre el olor de la leche materna

RESUMO

Objetivo:

Analisar as representações sociais de mulheres acerca do cheiro do leite materno.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado em 2015, com 33 mulheres/puérperas em um hospital universitário de Pernambuco, por meio de entrevista individual semiestruturada. Os dados coletados, submetidos ao software IRAMUTEQ, foram interpretados à luz da Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

Dentre as representações sociais, a aceitação foi predominante, mesmo quando a percepção olfatória do cheiro do leite era desagradável, prevalecendo a importância desse alimento para a saúde da criança. Outras representações foram o incômodo causado pelo cheiro e os cuidados para amenizá-lo, o apoio do companheiro, o desprendimento no relacionamento interpessoal e a caracterização do olfato/sabor do leite.

Conclusão:

A aceitação foi a mais expressiva entre as representações sociais sobre o cheiro do leite, porém constataram-se percepções desagradáveis, evidenciando que estas particularidades do leite humano devem ser incluídas nas orientações à mulher e à família desde o pré-natal.

Palavras-chave:
Leite humano; Percepção olfatória; Teoria Social; Aleitamento materno; Enfermagem

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