SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Women's social representations of the smell of breast milkHealth care provided by SUS: the experience of foreign students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

AMORIM, Thaís Vasconselos et al. Cotidiano da gravidez de risco por cardiopatia: estudo fenomenológico das relações assistenciais. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.4, e20160091.  Epub Aug 25, 2016. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160091.

Objetivo:

Desvelar o cotidiano das relações assistenciais do ser-aí-mulher na gravidez de alto risco por doença cardíaca.

Métodos:

Pesquisa qualitativa fenomenológica. Dezessete participantes foram entrevistadas em instituição referência para risco materno e os significados expressos foram analisados à luz do pensamento de Martin Heidegger.

Resultados:

As mulheres significaram terem sido cobradas pelos médicos por engravidarem e; saberem que o cardiologista dá o parecer, mas o obstetra é quem vai decidir a via de parto.

Conclusão:

Evidenciaram-se relações assistenciais pautadas na ótica fisiopatológica de acompanhamento gestacional e invisibilidade da equipe de enfermagem junto à gestante. Se por um lado os resultados apontam a necessidade de transcender para uma relação existencial que considera a mulher como ser-aí dotada de possibilidades, por outro anuncia a importância do cuidado de enfermagem congruente às necessidades de gestantes portadoras de cardiopatia na perspectiva de se fazer percebido e anunciado pelo ser-cuidado.

Keywords : Gravidez de alto risco; Cardiopatias; Papel Profissional; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )