SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Nursing care practices in intensive care: An analysis according to ethics of responsibilityRelationship between physical fragility and socio-demographical and clinical factors of elderly performing driving license testing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

FARIAS, Ana Cristina Bortolasse de  and  BARBIERI, Ana Rita. Seguimento do câncer de colo de útero: Estudo da continuidade da assistência à paciente em uma região de saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.4, e20160096.  Epub Oct 20, 2016. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160096.

Objetivo:

Discutir o fluxo assistencial das mulheres com resultado do exame citopatológico alterado em uma rede de atenção à saúde.

Métodos:

Estudo transversal em uma microrregião composta por sete municípios em Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram mapeados os pontos de atenção em todos os níveis de complexidade. Um formulário foi elaborado e cinquenta e dois profissionais foram entrevistados. Os dados foram analisados considerando a distribuição de freqüências.

Resultados:

Há inconformidade entre resultados de exames e intervenções. Grande parte (78%) das lesões não neoplásicas de baixo grau é encaminhada e 21% das lesões que deveriam ser encaminhadas são tratadas no nível primário. Há falta de comunicação entre os pontos de atenção e ausência de protocolos de referência e contra-referência. Em 18 (54,5%) unidades de atenção básica, as mulheres buscam espontaneamente o serviço de regulação.

Conclusão:

Os serviços não estão articulados, há importantes falhas no seguimento.

Keywords : Teste de Papanicolaou; Assistência à Saúde; Equidade no Acesso; Saúde da Mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )