Acessibilidade / Reportar erro

Segredos e verdades no processo comunicacional da família com a criança com cânceri i Artigo vinculado à dissertação de Mestrado: “Processo comunicacional familiar no contexto do câncer infantil” apresentada em 2013 na Universidade Federal de São Carlos.

Secretos y verdades en el proceso de comunicación de la familia con un niño con cáncer

RESUMO

Objetivo:

Compreender a experiência da família ao estabelecer a comunicação com a criança em relação ao seu câncer.

Métodos:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual foram entrevistadas famílias de criança com câncer de uma instituição de saúde do interior do estado de Minas Gerais. Optou-se pelo Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise de Conteúdo Temática como método.

Resultados:

A análise dos dados identificou que o estigma do câncer influencia na maneira como a família estabelece a comunicação com a criança. A família faz uma seleção de palavras para buscar sentido à normalidade, afastando da criança informações que trazem ideia do comprometimento do seu futuro e, consequentemente, a morte.

Conclusão:

O estudo destaca o apoio emocional como fio condutor do processo comunicacional entre família e criança. A família leva à criança mensagens que deixam explícita a esperança de vencer a situação vivenciada. Assim, deve-se pesquisar estratégias usadas pelos profissionais de saúde para auxiliar a família na comunicação sobre a doença da criança.

Palavras-chave:
Comunicação; Enfermagem Familiar; Criança; Câncer; Apoio

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com