SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O sentido da espiritualidade na transitoriedade da vidaOrganização do trabalho e a produção de subjetividade da enfermeira relacionada ao processo de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SANTOS-ORLANDI, Ariene Angelini dos et al. Perfil de idosos que cuidam de outros idosos em contexto de alta vulnerabilidade social. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.1, e20170013.  Epub 16-Jan-2017. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170013.

Objetivo:

Caracterizar os cuidadores idosos que cuidam de outros idosos em contexto de alta vulnerabilidade social.

Métodos:

Estudo descritivo e transversal, realizado com 40 cuidadores idosos utilizando-se: questionário para caracterização do cuidador, Mini Exame do Estado Mental, Índice de Katz, Escala de atividades instrumentais de vida diária de Lawton, Escala de Depressão Geriátrica e o fenótipo de fragilidade proposto por Fried. Para as análises, utilizou-se o Stata versão 11.0, de forma descritiva.

Resultados:

Houve predomínio do sexo feminino, da faixa etária de 60 a 69 anos, de indivíduos casados, com ensino primário, aposentados. Não possuíam plano de saúde. A maioria era pré-frágil, hipertensa e independente tanto para as atividades instrumentais quanto para as atividades básicas de vida diária. Não apresentavam indícios de sintomas depressivos, nem de alterações cognitivas.

Conclusão:

Conhecer o perfil dos cuidadores idosos é imprescindível para subsidiar os serviços de saúde no planejamento de uma assistência de qualidade.

Palavras-chave : Cuidadores; Enfermagem Geriátrica; Idoso; Vulnerabilidade Social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )