Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de profissionais de saúde sobre doenças negligenciadas

Representaciones sociales de profesionales de la salud sobre enfermedades negligenciadas o desatendidas

Resumo

Objetivo:

Analisar os conteúdos e a estrutura das representações sociais construídas pelos profissionais de saúde acerca das doenças negligenciadas.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, sustentada pela Teoria das Representações Sociais, abordagem estrutural, com 51 profissionais de saúde que atuam em serviços de assistência às doenças negligenciadas em um município do estado da Bahia. Dados coletados através de evocações livres ao termo indutor doença negligenciada, durante o primeiro semestre de 2016 e analisados pelo software EVOC.

Resultados:

A estrutura representacional foi formada por quatro dimensões (social, individual, socioindividual e imagética) que explicaram a interface entre o possível núcleo central com os termos descaso/falta-conhecimento e os elementos periféricos com os termos pobreza/falta-investimentos.

Conclusão:

A estrutura representacional dos profissionais de saúde traduziu o conceito e a imagem das doenças negligenciadas possibilitando mudanças nas práticas individuais e coletivas eficazes no combate dessas enfermidades.

Palavras-chave:
Doenças negligenciadas; Saúde; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com