SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Contribuição de enfermeiras obstétricas para consolidação do parto humanizado em maternidades no Rio de Janeiro-BrasilA percepção dos usuários com diabetes sobre a estratégia de educação em grupos na promoção do autocuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SANTOS, Charles Souza et al. Representações sociais de profissionais de saúde sobre doenças negligenciadas. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.1, e20170016.  Epub 16-Fev-2017. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170016.

Objetivo:

Analisar os conteúdos e a estrutura das representações sociais construídas pelos profissionais de saúde acerca das doenças negligenciadas.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, sustentada pela Teoria das Representações Sociais, abordagem estrutural, com 51 profissionais de saúde que atuam em serviços de assistência às doenças negligenciadas em um município do estado da Bahia. Dados coletados através de evocações livres ao termo indutor doença negligenciada, durante o primeiro semestre de 2016 e analisados pelo software EVOC.

Resultados:

A estrutura representacional foi formada por quatro dimensões (social, individual, socioindividual e imagética) que explicaram a interface entre o possível núcleo central com os termos descaso/falta-conhecimento e os elementos periféricos com os termos pobreza/falta-investimentos.

Conclusão:

A estrutura representacional dos profissionais de saúde traduziu o conceito e a imagem das doenças negligenciadas possibilitando mudanças nas práticas individuais e coletivas eficazes no combate dessas enfermidades.

Palavras-chave : Doenças negligenciadas; Saúde; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )