SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Mothers/companions of children with cancer: apprehension of the hospital cultureSelf-care of a child with autism spectrum by means of Social Stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

BRUINSMA, Jamile Lais et al. Conflitos entre idosas institucionalizadas: dificuldades vivenciadas pelos profissionais de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.1, e20170020.  Epub Feb 16, 2017. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170020.

Objetivo:

O estudo objetivou identificar os conflitos interpessoais entre idosas institucionalizadas, na perspectiva da equipe de enfermagem e descrever as estratégias adotadas pela equipe de enfermagem nas situações de conflito.

Métodos:

Estudo qualitativo e descritivo, realizado nos meses de março a julho de 2015, com 15 profissionais de enfermagem de uma Instituição de Longa Permanência, na região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

Identificou-se situações de conflitos entre as idosas em relação a valorização do outro e disputas pelos objetos pessoais e espaços físicos. As estratégias adotadas pela equipe de enfermagem dividiram-se em condutas regidas pelo diálogo ou embasadas na autoridade e caráter punitivo.

Conclusão:

A compreensão da dinâmica e origens dos diferentes conflitos interpessoais entre idosas poderá potencializar intervenções da equipe de enfermagem, com esse público pela redução dos conflitos em número e intensidade.

Keywords : Conflito (Psicologia); Idosos; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )