SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Self-care of a child with autism spectrum by means of Social StoriesAcupuncture in hypertension and your contributions about nursing diagnoses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

JACOBI, Caren da Silva et al. A dinâmica familiar frente ao idoso em tratamento pré-dialítico. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.1, e20170023.  Epub Feb 16, 2017. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170023.

Pesquisa qualitativa que objetivou descrever a dinâmica da família que convive com um idoso em tratamento pré-dialítico. Participaram do estudo oito famílias e dez idosos. A coleta de dados com os idosos ocorreu através de entrevista semiestruturada no ambulatório de uremia de um hospital público. A coleta com as famílias aconteceu em suas residências, mediante entrevista com questões circulares. Utilizou-se a proposta operativa para a análise dos dados. Os resultados apontam que a família assume com o idoso as restrições alimentares e reorganiza-se no orçamento e na rotina para facilitar a participação nos cuidados. A família tem medo do idoso iniciar diálise e da possibilidade de ele morrer, por isso aproxima-se diante do cuidado. Conhecer a dinâmica da família com idoso em pré-diálise pode auxiliar o enfermeiro a prestar o cuidado de maneira condizente com as demandas do idoso e sua família.

Keywords : Família; Idoso; Enfermagem; Insuficiência Renal Crônica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )