SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Acupuntura na hipertensão arterial sistêmica e suas contribuições sobre diagnósticos de enfermagemAtividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

NEUTZLING, Bruna Ruoso da Silva et al. Em defesa dos direitos da criança no ambiente hospitalar: o exercício da advocacia em saúde pelos enfermeiros. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.1, e20170025.  Epub 16-Fev-2017. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170025.

Objetivo:

Conhecer as ações dos enfermeiros na defesa dos direitos das crianças hospitalizadas.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas instituições hospitalares do Sul do Brasil, com 12 enfermeiros, - por meio de entrevistas semiestruturadas, em junho de 2014.

Resultados:

Foi possível perceber que os enfermeiros exercem a defesa dos direitos das crianças hospitalizadas através de ações que visam garantir o direito à vida, à dignidade e à saúde.

Conclusões:

As ações dos enfermeiros na defesa dos direitos das crianças hospitalizadas, foram realizadas, principalmente, por meio de orientações que possibilitam a participação da criança nos seus cuidados e a promoção da autonomia dos pais ou responsáveis para a tomada de decisões quanto aos cuidados com a saúde da criança.

Implicações para a prática:

O reconhecimento das ações de advocacia em saúde constitui um avanço para a prática da enfermagem, pois oportuniza aos enfermeiros subsídios para o enfrentamento de futuras vivências no contexto pediátrico.

Palavras-chave : Enfermagem; Advocacia em saúde; Defesa da Criança e do Adolescente; Hospitalização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )