SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Em defesa dos direitos da criança no ambiente hospitalar: o exercício da advocacia em saúde pelos enfermeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SIQUEIRA, Samylla Maira Costa et al. Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.1, e20170021.  Epub 16-Fev-2017. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170021.

Introdução:

A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade, e, a partir dela, é possível desenvolver atividades de promoção da saúde, a exemplo do desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis.

Objetivo:

Relatar a experiência de um grupo de pesquisa no desenvolvimento de atividades de extensão em enfermagem para a promoção da saúde e desenvolvimento sustentável de comunidades quilombolas.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca das atividades de extensão realizadas por um grupo de pesquisa em enfermagem nas comunidades de Praia Grande, Moreré e Monte Alegre, no estado da Bahia. Os participantes foram indivíduos na faixa etária de 12 a 25 anos, de ambos os sexos.

Conclusões:

Dentre os principais resultados, destacam-se o desenvolvimento sustentável das comunidades e a troca de saberes entre estas e os estudantes de graduação participantes.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Desenvolvimento Sustentável; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )