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Acuidade visual e desempenho escolar de estudantes em um município na Amazônia Brasileira

La agudeza visual y el rendimiento escolar de estudiantes en una ciudad de la Amazonia Brasileña

Resumo

Objetivo:

Avaliar a deficiência na acuidade visual e sua associação com o desempenho escolar em escolares.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 1.050 estudantes entre 05 e 17 anos de idade, da rede pública de ensino de Barcelos, Amazonas. O exame foi realizado na própria escola e com o auxílio da Escala optométrica de Snellen.

Resultados:

Dos 1.050 estudantes submetidos ao exame, 526 (50,1%) pertenciam ao sexo feminino. A frequência para baixa acuidade foi de 6,3% (66/1050). Entre os alunos avaliados, não houve diferença estatisticamente significativa em nível de 5% para acuidade visual e desempenho escolar (p = 0,223).

Conclusão:

O estudo indicou baixa frequência para déficit visual nos estudantes da rede pública de ensino de Barcelos - AM. Apesar disso, aconselha-se a realização de ações voltadas à saúde ocular em toda rede pública de ensino, visando à prevenção e o tratamento precoce desses estudantes.

Palavras-chave:
Acuidade Visual; Saúde Escolar; Educação em Saúde; Epidemiologia; Saúde Ocular

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