Acessibilidade / Reportar erro

Acidente ocupacional entre profissionais de enfermagem atuantes em setores críticos de um pronto-socorro

Accidentes del trabajo de los profesionales de enfermería activos en sectores críticos de una emergência

Resumo

Objetivo:

Identificar a prevalência de acidentes ocupacionais entre profissionais de enfermagem atuantes em setores críticos de um pronto-socorro e apreender a vivência profissional dentre os acidentados.

Métodos:

Pesquisa descritiva, transversal, realizada em duas etapas consecutivas, com 75 profissionais. A análise quantitativa foi realizada por estatística descritiva, enquanto os depoimentos foram processados no software IRaMuTeQ, analisados de acordo com a Classificação Hierárquica Descendente. Os achados foram fundamentados no método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

A prevalência geral de acidentes foi de 26,7%. Destes, 72,2% envolviam material perfurocortante e, em 84,2% deles, o sangue foi o principal agente biológico envolvido. Registraram-se três classes: "Vivenciando o Acidente Ocupacional"; "Condutas Pós-Exposição" e "Prevenção do Acidente Ocupacional".

Conclusão:

Registrou-se alta taxa de profissionais acidentados, com maior prevalência entre aqueles de nível técnico. A vivência do acidente parece encontrar-se imageticamente ligada a momentos (antes, após e durante), causas, consequências e sentimentos.

Palavras-chave:
Riscos Ocupacionais; Saúde ocupacional; Prevenção de acidentes; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com