SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cuidado centrado na família em unidades emergenciais: percepção de enfermeiros e médicos brasileirosFatores associados às práticas preventivas de quedas em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

TESTON, Elen Ferraz; SALES, Catarina Aparecida  e  MARCON, Sonia Silva. Perspectivas de indivíduos com diabetes sobre autocuidado: contribuições para assistência. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.2, e20170043.  Epub 27-Abr-2017. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170043.

Objetivo:

Conhecer as perspectivas de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 sobre as ações de autocuidado.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado em um município do norte do Paraná. Os dados foram coletados nos meses de junho e julho de 2014, por meio de entrevista domiciliar e, após, submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

Alguns indivíduos reconhecem que a adoção de ações de autocuidado é de sua responsabilidade, embora nem sempre as coloquem em prática. Outros atribuem a não realização dessas ações a fatores externos relacionados à organização do serviço de saúde, ao ambiente familiar e de trabalho.

Conclusão e implicações para prática:

A perspectiva frente à realização de ações de autocuidado se constitui em um desafio à assistência, pois o indivíduo precisa reconhecer o papel fundamental que desempenha no desenvolvimento dessas ações a fim de que o enfermeiro possa apoiá-lo no processo de mudança.

Palavras-chave : Enfermagem; Autocuidado; Diabetes Mellitus tipo 2.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )