Acessibilidade / Reportar erro

Oficinas Terapêuticas e as mudanças sociais em portadores de transtorno mental

RESUMO

Objetivo:

Analisar o impacto das oficinas terapêuticas e as mudanças sociais em pessoas com transtornos mentais sob a ótica da vivência dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial.

Métodos:

Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com sete profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial de uma cidade do Nordeste do Brasil. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e analisada pela Classificação Hierárquica Descendente, após processamento no software IRaMuTeQ.

Resultados:

Foram apresentados em dois segmentos: o primeiro retrata a realidade do trabalho dos profissionais no Centro de Atenção Psicossocial, enquanto o segmento dois ressalta a percepção dos profissionais acerca das oficinas terapêuticas como instrumento de reinserção social.

Conclusão:

A utilização das oficinas terapêuticas contribui para a efetivação da mudança social acerca da doença mental e para inclusão social de pessoas com transtornos psíquicos no cotidiano familiar, na comunidade, incentivadas pela abordagem multidisciplinar.

Palavras-chave:
Serviços de saúde mental; Psicoterapia de Grupo; Reabilitação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com