SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The (un)preparation of the judiciary hospital for resocialization: violation of human rightsPhysical activity as a therapeutic strategy in mental health: an integrative review with implication for nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

REIS, Lúcia Margarete dos; SALES, Catarina Aparecida  and  OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de. Narrativa de filha de usuária de drogas: repercussões no cotidiano familiar. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.3, e20170080.  Epub Aug 17, 2017. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0080.

Objetivo:

Apreender as repercussões do uso de drogas na convivência de uma família, a partir da narrativa da filha de uma mulher usuária de múltiplas drogas.

Método:

Estudo de caso com família acessada, em 2014, através de registros de um Centro de Controle de Intoxicações do norte do Paraná. Entrevista semiestruturada, diário de campo e recursos da história oral temática para apreensão do relato foram utilizados a partir da questão “Como é/foi para você e sua família conviver com uma mãe usuária de drogas?”.

Resultados:

As memórias da filha ressaltaram reflexos no contexto familiar: convivência por longo período com o abuso de drogas; ausência ou transitoriedade da figura materna, com processos de ruptura para situação de rua; ciclo de rompimento/perdão conjugal dos pais e presença contínua e apoio paterno.

Considerações finais:

A narrativa indicou uma família que poderia ser aliada do processo de reabilitação e reinserção social da mulher usuária de drogas.

Keywords : Relações familiares; Conflito familiar; Saúde da família; Drogas ilícitas; Saúde Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )