SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Liderança na enfermagem: do ensino ao exercício no ambiente hospitalarHumanização do parto: significados e percepções de enfermeiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

FERRIANI, Maria das Graças Carvalho et al. Vínculos institucionais para o enfrentamento da violência escolar: um estudo exploratório. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.4, e20160347.  Epub 07-Ago-2017. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0347.

Objetivo:

Identificar e analisar os vínculos institucionais das escolas estaduais de ensino médio para o enfrentamento da violência escolar.

Metodologia:

Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, ancorada pelo conceito de rede social. Foram entrevistados 12 diretores e coordenadores pedagógicos de escolas estaduais de ensino médio. Os vínculos estabelecidos entre a escola e outras instituições foram mapeados empregando-se o Mapa Mínimo da Rede Social Institucional Externa e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

A categoria "Mapeando os vínculos institucionais" desvelou importantes fragilidades nos vínculos institucionais entre as escolas estudadas e os demais setores para o enfrentamento da violência escolar.

Conclusão:

O estudo metodologicamente se direciona para o olhar em rede e outras diretrizes científicas para o enfrentamento dos fenômenos contemporâneos, e traz contribuições importantes para a Enfermagem no sentido de alertar para as atuais demandas de saúde dos adolescentes.

Palavras-chave : Violência; Rede social; Saúde escolar; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )