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Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeirosa a Derivada da Tese intitulada: "Segurança do paciente no ensino de graduação: subsídios para repensar as disciplinas na perspectiva do guia curricular multiprofissional da Organização Mundial da Saúde", apresentada a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no ano de 2016.

Resumo

Objetivo:

Investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Método:

Estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas.

Resultados:

Dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013).

Conclusão:

Os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores.

Palavras-chave:
Segurança do Paciente; Educação Superior; Educação em Enfermagem; Currículo

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