Acessibilidade / Reportar erro

A inclusão de enfermeiras aeronautas brasileiras na segunda guerra mundial: desafios e conquistas

Resumo

Objetivos:

Descrever as circunstâncias da inclusão de enfermeiras na Segunda Guerra Mundial por meio da Força Aérea Brasileira; e discutir os desafios enfrentados bem como as conquistas alcançadas por essas enfermeiras.

Métodos:

Estudo histórico-social desenvolvido com fontes textuais, fotográficas e orais de entrevistas com veteranos de guerra. Os dados foram tratados em conformidade com o método histórico e discutidos com apoio de conceitos da Teoria do Mundo Social, de Pierre Bourdieu.

Resultados:

A pesquisa revelou que a inclusão de enfermeiras na Força Aérea foi caracterizada pelos efeitos sociais e simbólicos das demandas de guerra e dos limites de gênero.

Conclusão:

O grande desafio foi a incorporação oficial de mulheres nas Forças Armadas brasileiras, no pós-guerra. Para isso, foi fundamental a organização de um quadro de enfermeiras aeronautas durante o conflito. Ademais, o registro dessa história reitera o legado da Enfermagem e a necessidade de preparação para o cuidado em situações de caos.

Palavras-chave:
Enfermagem; História da Enfermagem; Enfermagem Militar; II Guerra Mundial; Desastres

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com