SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Pedagogical approach in the implementation of curriculum programs in nurse trainingPediatric oncology nursing workers: the use of defensive strategies at work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

GAIVA, Maria Aparecida Munhoz; PALMEIRA, Ellen Whate Morais  and  MUFATO, Leandro Felipe. Percepção das mulheres sobre a assistência pré-natal e parto nos casos de neonatos que evoluíram para o óbito. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.4, e20170018.  Epub Aug 17, 2017. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0018.

Objetivo:

Analisar a percepção de mulheres sobre a assistência prestada a elas no pré-natal e parto em casos em que o recém-nascido evoluiu para o óbito.

Método:

Estudo qualitativo realizado com mulheres cujo filho evoluiu para o óbito no período neonatal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas e analisados de acordo com a técnica de análise temática.

Resultados:

A relação profissional-paciente, na qual há diálogo, está associada à boa experiência do pré-natal para as mulheres. Orientações e informações sobre saúde são vistas como um diferencial para o alcance da qualidade. A dificuldade de acesso aos exames e a falta de preparo da mulher para o parto surgem como aspectos negativos da atenção.

Conclusões:

Fatores negativos da assistência refletem-se de modo biográfico para estas mulheres.

Implicações para a prática:

Os resultados poderão servir de alerta para os profissionais que atuam na assistência à gestante e à parturiente.

Keywords : Óbito; Assistência pré-natal; Pré-natal; Parto; Qualidade da Assistência à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )