Acessibilidade / Reportar erro

Tempo de permanência do curativo gel de clorexidina no cateter venoso central em paciente críticoa a Trabalho extraído da tese de doutorado Ensaio clínico randomizado do uso do curativo gel de clorexidina para a prevenção da colonização do cateter venoso central em pacientes adultos críticos (Registro NCT 02472158), financiado pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental Proex-Capes 2118/2012.

Resumo

Objetivos:

Identificar o tempo de permanência do curativo gel de clorexidina aplicado no sítio de inserção do cateter venoso central, descrever motivos de troca e identificar a quantidade utilizada por paciente adulto internado em unidade de terapia intensiva.

Métodos:

Estudo descritivo consistindo de registro diário de avaliação de ocorrência, motivo da troca de curativo e quantidade usada pelo paciente, entre abril e dezembro de 2014. Utilizou análise estatística descritiva.

Resultados:

Aplicou-se 159 curativos no sítio de inserção de 64 cateteres venosos centrais cujo tempo médio de permanência foi de 3,04 dias. A média de curativo por paciente foi de 3,1, mas ocorreram 83 trocas não programadas, antes de sete dias de permanência, por descolamento, umidade, sujidade e perdas.

Conclusão:

A permanência do curativo foi inferior a sete dias acarretando um número maior de curativo utilizado por paciente. O descolamento do curativo foi o motivo mais frequente de troca não programada.

Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva; Cateteres Venosos Centrais; Curativos Oclusivos; Clorexidina; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com