Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de transtorno de estresse pós-traumático após exposição a material biológico

Resumo

Objetivo:

Rastrear sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) segundo os escores da Escala de Impacto do Evento-Revisado em trabalhadores da equipe de enfermagem, expostos a acidente com material biológico no período de outubro de 2014 a maio de 2016 em um hospital filantrópico de Minas Gerais.

Métodos:

Estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa. A análise inferencial foi realizada utilizando-se intervalo de confiança de 95%. Os dados foram coletados resguardando-se todos os aspectos éticos descritos na resolução 466/2012.

Resultados:

A maioria dos trabalhadores eram técnicos de enfermagem (52,5%), do sexo feminino (91,8%), com média de idade de 31,4 anos (DP = 7,5). As exposições ocorreram por via percutânea (60,7%). Do total de indivíduos, 19,6% apresentaram escores acima de 5,6 evidenciando sinais para TEPT e aqueles que haviam se acidentado há mais de seis meses tiveram escores significativamente superiores (p = 0,025) aos que sofreram exposição há menos de três meses.

Conclusão:

Um em cada cinco (19,6%) dos trabalhadores da equipe de enfermagem que sofreram exposição ocupacional com material biológico apresentaram TEPT. Isso evidenciou a necessidade do uso de instrumentos validados para avaliação do medo, ansiedade, estresse entre outras reações psicológicas que caracterizam o transtorno e da oferta de atendimento psicológico para os trabalhadores expostos a material biológico.

Palavras-chave:
Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos; Recursos Humanos de Enfermagem; Exposição Ocupacional; Profissional da Saúde; Exposição a Agentes Biológicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com