Acessibilidade / Reportar erro

O Fenômeno das drogas na perspectiva dos estudantes de enfermagem: perfil do consumo, atitudes e crenças

Resumo

Objetivo:

Descrever e analisar o perfil do uso e abuso de drogas entre estudantes de enfermagem do 1º e 5º ano de graduação e investigar suas atitudes e crenças em relação às drogas e aos usuários.

Método:

Estudo quantitativo, descritivo e transversal, com 160 estudantes da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro, que responderam aos instrumentos: ASSIST e NEADA FACULTY SURVEY. As análises estatísticas foram realizadas com nível de significância de 5%.

Resultados:

Os estudantes do 1º e 5º ano apontam o álcool como a droga mais usada nos últimos três meses - 69,4% e 80,0% respectivamente. Os estudantes acreditam ter educação básica adequada sobre drogas, porém, apresentam visão preconceituosa e atitudes negativas em relação aos usuários.

Conclusão:

O padrão de consumo de drogas entre os estudantes e o despreparo para atender usuários reforçam a necessidade de revisar e reformular conteúdos e práticas sobre a temática.

Palavras-chave:
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Detecção do Abuso de Substâncias; Estudantes de Enfermagem; Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde; Alcoolismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com