Acessibilidade / Reportar erro

Prática reflexiva e formação profissional: aproximações teóricas no campo da Saúde e da Enfermagem

Resumo

Objetivo:

Reflexão teórica que utiliza a Reflexividade como referencial teórico e teve por objetivo aproximar o pensamento reflexivo de Donald Schön, interrelacionando-o com o currículo inovador.

Método:

Foram utilizados escritos de Schön e de outros autores que abordaram os temas em suas obras.

Resultados:

O currículo inovador como expressão da insatisfação ao paradigma da fragmentação pode favorecer a prática reflexiva, visto que, no campo da promoção da saúde, é necessário mobilizar a reflexividade para ações e contextos imprevisíveis.

Conclusões:

O currículo inovador favorece e é favorecido por uma prática reflexiva e o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde.

Implicações para a prática:

Os achados se aplicam à prática do enfermeiro para lidar com os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença.

Palabras-chave:
Filosofia em Enfermagem; Promoção da saúde; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com