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Ensino de prevenção e tratamento de lesão por pressão utilizando simulação

Resumo

Objetivo:

Descrever a construção de cenário clínico simulado de alta fidelidade "Assistência de enfermagem ao paciente com lesão por pressão".

Método:

Relato de experiência de construção de cenário clinico simulado de alta fidelidade, com base na literatura e Taxonomia de Bloom. Foram considerados objetivos de aprendizagem, material de estudo prévio, fidelidade, caso clínico, recursos necessários, resolução de problemas, validação de aparência e conteúdo, debriefing, avaliação.

Resultados:

o cenário incluiu os aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos e utilizado role player e a técnica de moulage. Foi avaliado de forma positiva pelos estudantes.

Conclusão:

A construção de cenários clínicos simulados planejados, estruturados e validados, aproxima o aprendiz da prática clínica possibilitando o desenvolvimento de competências necessárias para a prevenção e tratamento de lesão por pressão. Implicações para a prática: em cenários clínicos simulados bem delineados aproximam com fidelidade o treino da assistência de enfermagem ao paciente com lesão por pressão.

Palavras-chave:
Simulação; Úlcera por pressão; Enfermagem; Educação em enfermagem; Métodos

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