Acessibilidade / Reportar erro

Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes

Resumo

Objetivo:

Analisar a percepção dos egressos, concluintes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos Cursos de Graduação em Enfermagem e à luz do desenvolvimento das competências gerenciais.

Método:

Estudo qualitativo baseado na análise de conteúdo de Mayan advindo de um questionário de perguntas objetivas e discursiva que avaliou a percepção de 87 discentes, 280 egressos e 48 docentes de duas universidades paulistas.

Resultados:

Emergiram quatro categorias temáticas acerca desse processo e do desenvolvimento das competências gerenciais, evidenciando: o papel fundamental do enfermeiro supervisor no ECS; a necessidade de maior presença dos docentes; quanto às competências gerenciais, os sujeitos enfatizaram liderança, gestão de recursos e desempenho das funções burocráticas como essenciais.

Considerações finais:

O ECS constitui um ambiente propício ao aprendizado da profissão e desenvolvimento de competências gerenciais, entretanto, faz-se necessário maior articulação entre as instituições de ensino e locais da prática do ECS.

Palavras-chave:
Estágio Clínico; Educação; Educação Baseada em Competências; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com