Resumo
Objetivo:
Avaliar o uso do FacebookTM, como plataforma de mídia social, para disseminar um vídeo em português, demonstrando as três intervenções de manejo da dor (amamentação, contato pele a pele e soluções adocicadas) durante procedimentos dolorosos menores, e avaliar conhecimento prévio, alcance, disseminação e intenção de uso das estratégias no futuro.
Método:
Estudo transversal do tipo survey, com método de amostragem virtual "snowball", direcionado a pais e profissionais de saúde, aplicado no Brasil, em uma página no FacebookTM na qual um vídeo associado a um breve questionário foi postado.
Resultados:
Três meses de coleta online mostraram alcance de 28.364 visualizações em 45 municípios brasileiros, acesso à página por parte de 1531 pessoas, 709 respostas ao questionário. 99,71% recomendariam o uso de uma das estratégias.
Conclusão:
A utilização do FacebookTM para apresentar e avaliar uma intervenção é viável, rápida na obtenção das respostas, de baixo custo e promissora para coleta de dados e disseminação do conhecimento.
Palavras-chave:
Manejo da dor; Recém-Nascido; Coleta de Amostras Sanguíneas; Rede Social; Conhecimento