Acessibilidade / Reportar erro

Adaptações e invenções na práxis da enfermeira na atenção domiciliar: implicações da prática reflexivaa a Artigo extraído da tese "Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora", apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2017.

Resumo

Objetivo:

Analisar a práxis de enfermeiros no contexto domiciliar, considerando seu potencial de invenção de novas maneiras de produção do cuidado.

Métodos:

Estudo de Caso Único, de natureza qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. Participaram 13 enfermeiras que atuam em serviços de Atenção Domiciliar em Minas Gerais. Os dados foram obtidos pela observação participante e entrevista, e submetidos à Análise de Discurso Crítica.

Resultados:

A práxis da enfermeira no domicílio é configurada pela relação de interdependência entre teoria e prática e de uma prática construída por meio de adaptações e invenções que acontecem disparadas pelo contexto próprio da AD, bem como pelo espaço em que o cuidado acontece.

Conclusões e implicações para a prática:

As adaptações e invenções representam a ação consciente das enfermeiras que se manifesta durante a prática visando transformar uma realidade. Também possuem uma relação dialética entre a insuficiência de recurso e a realização do cuidado.

Palavras-chave:
Serviços de Assistência Domiciliar; Papel do Profissional de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com