Acessibilidade / Reportar erro

Protocolo de enfermagem no implante de valva aórtica transcateter: um direcionamento para o cuidadoa a O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado "Protocolo de enfermagem na substituição percutânea da valva aórtica: um direcionamento para o cuidado". Defendida pela primeira autora no Programa: Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017

Resumo

Objetivo:

Validar um protocolo de cuidados de enfermagem realizado por enfermeiros especialistas, contribuindo para a prática assistencial do paciente submetido à troca valvar percutânea.

Métodos:

Trata-se de um estudo metodológico, transversal e prospectivo, com abordagem quantitativa, que empregou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para verificar o nível de concordância no conjunto total de itens do instrumento do protocolo.

Resultados:

Após a verificação com o IVC, para cada item do instrumento de validação do protocolo, os valores obtidos em relação a todos os itens ficaram, em média, maiores que o mínimo para o IVC, que é acima de 0,80.

Conclusão:

O desenvolvimento de um protocolo de cuidados, voltado para os pacientes submetidos ao TAVI, possibilita o aumento da segurança destes e minimização dos agravos à saúde, sendo um fator essencial na implementação de estratégias específicas nas ações desempenhadas pelo enfermeiro.

Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem; Estenose aórtica; Implante de prótese de valva cardíaca

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com