Resumo
Introdução:
A qualificação docente sobre metodologias ativas de aprendizagem é potencial para a transformação de práticas.
Objetivo:
Relatar a experiência de docentes na discussão de metodologias ativas de aprendizagem como estratégia pedagógica problematizadora para o ensino superior em saúde.
Método:
Trata-se de um relato de experiência realizado com a participação de docentes de uma universidade pública da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram implementadas junto aos docentes dos cursos de enfermagem, nutrição e biologia seis oficinas pedagógicas com base no Arco de Charles e Maguerez. Problematizou-se o uso de metodologias ativas no ensino em saúde e teorizaram-se os temas "avaliação, portfólio reflexivo e mapa conceitual".
Resultado:
A problematização com o Arco de Charles e Maguerez facilitou a compreensão e a aplicabilidade das metodologias ativas.
Conclusão:
Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica e atender às DCNs nesse cenário.
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino; Educação Superior; Enfermagem; Educação em Saúde