Todo o processo de medicação |
1. Detecção e encaminhamento para solução das falhas no processo ficam ao encargo do enfermeiro ou técnico de enfermagem. |
2. Falta clareza no fluxo da cadeia de ajuda para solução de dúvidas. |
Paciente/Informações subjetivas e objetivas de saúde |
3.Tempo de passagem de plantão é reduzido, dificultando a comunicação. |
4. Falta de privacidade na enfermaria para coletar informações |
5. Barreira linguística na obtenção das informações (idiomas) |
6. Avaliação da dor para pacientes em uso crônico de analgésicos |
7. A coleta de dados sobre alergias não é padronizada. |
8.Tempo de contato com paciente é reduzido. |
Prescrição para 24 horas |
9. Pacientes sem prescrição vigente gera atraso no processo de medicação. |
10. Falta de padrão de preparo e administração |
11. Falta de parametrização da prescrição |
12. Apresentações diferentes para o mesmo paciente |
13. Conciliação, preparo e administração geram atraso. |
14. Rotina de instalação da solução de Nutrição Parenteral Total é no noturno. |
15. Divergência nos protocolos internos gera dúvidas. |
Alteração da prescrição |
16. Falta de comunicação de alterações entre médico e enfermeiro |
17. Medicamentos excluídos não são estornados. |
18. Equipes não médicas alteram prescrição do suporte nutricional, sem alteração na prescrição médica informatizada. |
Aprazamento da prescrição médica |
19. Falta de conhecimento sobre interações |
20. Retrabalho em reimprimir, atualizar e organizar a última prescrição |
21. Não é visualizada na lista de pacientes, sendo necessário acessar a prescrição de cada paciente para verificar a realização da tarefa. |
22. Item não aprazado não é sinalizado e não é administrado. |
Informações sobre preparo, administração e descarte de resíduos |
23. Rotinas são atualizadas e equipe assistencial desconhece, exigem interpretação e cálculos e o sistema para consulta das rotinas é de difícil acesso. |
Preparo do medicamento/Retirada do medicamento do dispensário eletrônico |
24. O medicamento retirado não é identificado imediatamente. |
25. Periférico para leitura do código de barras é de difícil manejo, apresenta falhas na leitura, atrasando o processo. |
26. Existência de medicamento vencido no dispensário eletrônico |
27. Falta organização ergonômica de medicamentos por volume de uso, validade, aparência ou nome semelhantes |
28. Tempo curto de login, gera necessidade de informar usuário e senha individual novamente. |
29. Falta reposição de soro, pois não é exigido registro de saída. |
Preparo do medicamento/Busca do medicamento na Farmácia |
30. Técnico de enfermagem se afasta do cuidado para deslocar-se à farmácia de dispensação em busca dos medicamentos que não estão no dispensário eletrônico. |
Preparo do medicamento |
31. Ambiente de guarda sem controle de temperatura e umidade |
32. Deslocamento excessivo da equipe por distribuição dos insumos e descarte de resíduos no posto de enfermagem |
33. Ambiente de preparo com interrupções não propicia concentração |
34. Preparo dos medicamentos para vários pacientes gerando esperas |
35. Preenchimento manual das etiquetas de identificação do medicamento |
36. Separadores das bandejas não permitem organização adequada. Carro utilizado tanto para medicamentos quanto para banho |
Administração do medicamento |
37. A administração de medicamento próprio do paciente não é supervisionada pela equipe. |
38. Atraso na administração em relação ao horário aprazado |
39. Conferência é visual da identificação do medicamento e do paciente |
Registro no prontuário |
40. Não é realizado em tempo real. Checagem manual em dois locais |
41. Falta de disponibilidade de computadores |
42. Checagem é realizada no horário aprazado e não no administrado. |
43. Informação relatada pelo paciente da ação do medicamento não é registrada em tempo real, ocasionando atraso na tomada de decisão clínica. |
44. Reação adversa ao medicamento dificilmente é registrada em evolução, gerando dificuldade no rastreamento realizado pelo farmacêutico. |
Paciente |
45. Não recebe os medicamentos no horário programado por demora no processo. |