Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas depressivos e uso de drogas entre profissionais da equipe de enfermagem

Resumo

Objetivos:

Avaliar possíveis relações entre o abuso de drogas, sintomas sugestivos de depressão e gendero em profissionais da equipe de enfermagem.

Método:

Estudo com abordagem transversal realizado em hospital geral, com 416 participantes. Usado questionário com informações sociodemográfica, os testes ASSIST, AUDIT-C e PHQ-2. Usados os Testes Exato de Fisher, Teste de Qui-Quadrado, e Análise de Regressão Logística Multivariada.

Resultados:

O gendero feminino apresentaram razões de chances diminuídas para o consumo de álcool no padrão binge e uso de maconha; e razões de chances dobradas para sentimentos de falta de interesse e prazer. Sintomas sugestivos de depressão apresentaram riscos potenciais para o uso de sedativos.

Conclusão:

Uso abusivo de drogas e sintomas de depressão estão associados e manifestam-se diferentemente, de acordo com o gendero entre os profissionais da equipe de enfermagem.

Implicações para prática:

Os papéis sociais e de gendero influenciam nas condições de saúde mental desses profissionais.

Palavras-chave:
Enfermagem; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Depressão; Saúde do Trabalhador

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com