Acessibilidade / Reportar erro

Contribuição da extensão em um grupo de gestantes e casais grávidos para a formação do enfermeiro

Resumo

Objetivo:

Conhecer de que modo a participação do acadêmico de enfermagem no grupo de gestantes e casais grávidos contribui para seu processo de formação e atuação profissional.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Coleta de dados utilizando entrevistas individuais e semiestruturadas no ano de 2017, com alunos de enfermagem, bolsistas de extensão, em um grupo de gestantes e casais grávidos desenvolvido em um hospital-escola do Sul do Brasil. As entrevistas geraram áudios analisados através da proposta operativa de Minayo.

Resultados:

A análise explanou os motivos que levam o bolsista a se candidatar a vaga de extensão, a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o grupo de gestantes, a contribuição da vivência da extensão para a vida acadêmica e profissional.

Conclusão:

A extensão tem impacto positivo na vida do graduando, auxiliando tanto nas disciplinas curriculares quanto após a formação acadêmica.

Palavras-chave:
Educação em enfermagem; Relações Comunidade-Instituição; Saúde da mulher; Estudantes de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com