SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Calidad de vida de la persona ostomizada: relación con los cuidados prestados en la consulta de enfermería de estomaterapiaAdaptación transcultural de la herramienta "tool to estimate patient's costs" en municipios prioritarios de Brasil en el control de la tuberculosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Escola Anna Nery

versión impresa ISSN 1414-8145versión On-line ISSN 2177-9465

Resumen

MARTINS, José Alves; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa; JESUS, Maria Cristina Pinto de  y  WATANABE, Helena Akemi Wada. Envelhecer com deficiência física: experiência permeada pelo estigma, isolamento social e finitude. Esc. Anna Nery [online]. 2018, vol.22, n.4, e20180128.  Epub 08-Oct-2018. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0128.

Objetivo:

Compreender a experiência de envelhecer na perspectiva de pessoas idosas com deficiência física.

Método:

Estudo de abordagem qualitativa que entrevistou 15 pessoas integrantes da Associação Mato-grossense de Deficientes. Os depoimentos foram obtidos de Julho/2016 a Junho/2017 na região metropolitana de Cuiabá/Brasil. Os dados foram organizados em categorias temáticas e analisados com base na fenomenologia social de Alfred Schütz.

Resultados:

Evidenciou-se que o estigma permeia a experiência da deficiência física inclusive na velhice. A perpetuação do estigma traduz-se em identidade deteriorada, isolamento social, ausência de perspectivas e aceitação da finitude como inevitável, contribuindo para uma experiência negativa na velhice.

Conclusão e implicações para a prática:

A experiência de envelhecer com deficiência física tem caráter intrinsecamente multidimensional, confrontando trajetórias de vidas complexas e contextos sociais hostis à diversidade corporal, os quais necessitam ser considerados nas políticas públicas, por gestores de serviços e profissionais envolvidos nos processos de cuidados à pessoa idosa com deficiência física.

Palabras clave : Pessoas com Deficiência; Envelhecimento; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )