SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Continuing education: speeches by professionals of one Basic Health UnitThe exercise of interprofessionality and intersetoriality as an art of caring: innovations and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

MARTINS, Gizele da Conceição Soares et al. Ensino de graduação em enfermagem em saúde mental como aliado à consolidação do movimento de Reforma Psiquiátrica. Esc. Anna Nery [online]. 2018, vol.22, n.4, e20180164.  Epub Oct 29, 2018. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0164.

Objetivo:

Analisar a atualização do ensino de saúde mental em um Curso de Graduação em Enfermagem, concomitantemente à implantação da Reforma Psiquiátrica no município de Volta Redonda.

Método:

Estudo histórico-social com fontes primárias constituídas de documentos escritos e orais. A análise, sustentada nos principais conceitos da Reforma Psiquiátrica, foi realizada pela triangulação de dados.

Resultados:

Em uma fase de transição de modelos de saúde mental, o município estudado criou estratégias para desenvolver a Reforma Psiquiátrica, das quais se destaca a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Ao mesmo tempo, um convênio com o Curso de Graduação em Enfermagem inseriu estudantes, ainda na década de 1990, em todos os serviços de saúde mental do município. As professoras desse curso atuavam como enfermeiras, uma na assistência e outra na gestão em saúde mental, facilitando o diálogo ensino-assistência.

Conclusão:

Os estudantes de graduação, ao se integrarem nos serviços como estagiários, contribuíam para a mudança dos conceitos que sustentavam o cuidado em saúde mental, enquanto a Reforma Psiquiátrica se desenvolvia. Esse fato foi uma estratégia bem-sucedida para estimular a formação segundo uma nova lógica assistencial e trazer mão de obra qualificada aos serviços, uma vez que egressos do curso optaram pela atuação nos CAPS.

Keywords : História da Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )