SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O exercício da interprofissionalidade e da intersetorialidade como arte de cuidar: inovações e desafiosIdentidade profissional de enfermagem: uma perspectiva através das lentes da mídia impressa brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

PLASSA, Bruna Oliveira et al. Fluxograma descritor no atendimento à pessoa idosa vítima de violência: uma perspectiva interdisciplinar. Esc. Anna Nery [online]. 2018, vol.22, n.4, e20180021.  Epub 01-Nov-2018. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0021.

Objetivo:

Identificar os fluxos de atendimento da pessoa idosa vítima de violência nos diferentes serviços de assistência e analisar os principais nós críticos.

Método:

Estudo descritivo e exploratório realizado a partir de entrevistas com profissionais responsáveis por serviços: de saúde; de assistência jurídica e social e com idosos, vítimas de violência, em um município de médio porte do interior paulista. Os dados coletados possibilitaram a construção do fluxograma descritor e definição dos nós críticos conforme modelo criado por Franco e Merhy.

Resultados:

Foram identificados nós críticos referentes: à falta de centralidade nos encaminhamentos das denúncias; dificuldade para fazer contato com o disque 100; coleta de dados insuficientes sobre a ocorrência; falta de comunicação entre os serviços; desistência da vítima na continuidade do processo; falta de conhecimento dos serviços e da população sobre as funções da atenção social; conflito entre os serviços nos casos de situações de difícil solução e falta de intervenção da equipe da atenção básica à saúde frente queixa de violência.

Conclusões e implicações para a prática:

Os nós críticos apontam para a necessidade do aprimoramento das intervenções na perspectiva intersetorial, com vistas à melhoria da qualidade de assistência ao idoso.

Palavras-chave : Idoso; Violência; Envelhecimento; Saúde do Idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )