Resumo
Objetivo:
Analisar as práticas educativas realizadas por trabalhadores da equipe da Estratégia Saúde da Família no contexto da intoxicação infantil.
Método:
Pesquisa qualitativa, realizada em julho e agosto de 2016, com 50 trabalhadores de nove equipes da Estratégia Saúde da Família de Maringá-Paraná. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo temática.
Resultados:
Interpretou-se que houve diferenças nas percepções e vivências uniprofissionais ou multiprofissionais no trabalho com as famílias e no desenvolvimento de atividades preventivas para intoxicação infantil nas diferentes categorias profissionais. As atividades em grupos de educação em saúde foram vistas como aquelas que mais aproximam o trabalhador de saúde do usuário, por meio do diálogo.
Conclusão:
As práticas educativas estavam pautadas em conceitos de primeiros socorros, adotando uma perspectiva curativista, e pouco discutiam a prevenção dos acidentes e intoxicações infantis na perspectiva dialógica.
Palavras-chave:
Saúde da criança; Envenenamento; Atenção Primária à Saúde; Prevenção de acidentes; Educação em saúde; Enfermagem