SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Communication as a strategy for hospital accreditation maintenanceCreation and validation of a health guidance booklet for family members of children with sickle cell disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

MARINHO, Gerson Luiz; PAZ, Elisabete Pimenta Araújo; JOMAR, Rafael Tavares  and  ABREU, Ângela Maria Mendes. Enfermeiros no Brasil: transformações socioeconômicas no início do século XXI. Esc. Anna Nery [online]. 2019, vol.23, n.1, e20180198.  Epub Jan 24, 2019. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0198.

Objetivo:

analisar condições de renda e trabalho dos enfermeiros no Brasil em 2000 e 2010.

Método:

a partir das amostras dos censos demográficos, foram descritas características socioeconômicas dos enfermeiros segundo rendimento e jornada de trabalho. Modelos estatísticos estimaram as chances (Odds Ratio) de os enfermeiros pertencerem ao grupo que, apesar de trabalhar mais de 40 horas, possuía rendimentos mais baixos.

Resultados:

no Brasil, a população de enfermeiros cresceu a uma velocidade de 12,5% ao ano. Nos dois períodos, aproximadamente 11,0% dos enfermeiros recebiam os menores rendimentos e trabalhavam mais de 40 horas semanais. As chances mais expressivas de pertencerem a esse grupo foram observadas para aqueles que residiam no interior das regiões Sul e Sudeste. Também foram mais elevadas para enfermeiros de cor ou raça preta e parda, que moravam com os pais.

Conclusão e implicações para a prática:

o expressivo aumento de enfermeiros ocorreu no contexto de redução das desigualdades socioeconômicas. As condições menos favoráveis de trabalho foram mais evidentes para os classificados pretos e pardos que moravam na casa dos pais. Argumentamos que os cenários descritos podem estar relacionados, dentre outros aspectos, à expansão de centros de formação universitária ao longo da primeira década do século XXI.

Keywords : Recursos Humanos de Enfermagem; Fatores Socioeconômicos; Censos; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )