Acessibilidade / Reportar erro

Relatos de jovens homoafetivos sobre sua trajetória e implicações para a saúde mental

RESUMO

Objetivos:

Conhecer a trajetória de jovens homoafetivos(as) a partir da descoberta da sua orientação sexual e do enfrentamento de problemas decorrentes, contextualizando situações que afetam sua saúde mental e refletir sobre o papel da enfermagem no cuidado, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada em duas instituições públicas de ensino superior. Foram realizadas entrevistas com 19 jovens homoafetivos, seguindo roteiro com questões relativas à saúde mental e homoafetividade. A interpretação das informações seguiu os passos da análise de conteúdo. Foram respeitados preceitos éticos vigentes.

Resultados:

As dificuldades dos jovens em relação à descoberta e aceitação da homoafetividade estão relacionadas com enfrentamentos no convívio familiar e com grupos sociais, aspectos culturais e religiosos.

Conclusão e implicações para a prática:

O tema provoca reflexões nos profissionais de enfermagem sobre as práticas de cuidado à saúde mental dessa população, considerando a competência cultural no âmbito da Atenção Primária.

Palavras-chave:
em Enfermagem; Saúde Mental; Homossexualidade; Atenção Primária à Saúde.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com