Acessibilidade / Reportar erro

Trajetória de adaptações realizadas por famílias de crianças/adolescentes que apresentam baixa visãoa a Artigo vinculado à dissertação de Mestrado: “Cuidado à criança e ao adolescente com deficiência visual: experiência da família”, aprovada no ano de 2016, no Curso de Mestrado em Ciências da Saúde, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, de autoria de Mayara Caroline Barbieri, orientada por Giselle Dupas

RESUMO

Objetivo:

compreender a experiência de famílias de crianças e adolescentes que apresentam baixa visão, com ênfase nas adaptações decorrentes à condição crônica.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, que utilizou o referencial teórico do Interacionismo Simbólico e como método a análise de narrativa. Coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, gravada com 18 famílias de crianças e adolescentes que apresentavam deficiência visual, totalizando 61 participantes de dois municípios do estado de São Paulo.

Resultados:

análise das narrativas possibilitou a compreensão de dois temas: Diagnóstico: um processo inesperado e O cotidiano da criança com deficiência visual e sua família. As categorias mostram o processo dinâmico vivenciado pela família ao receber o diagnóstico de condicionalidade da criança. A aceitação é gradual e concomitante às atividades exercidas pelas famílias para buscar qualidade de cuidado à criança.

Considerações finais:

a família realiza um movimento próprio de modificações presentes em toda trajetória percorrida pelos membros, repleta de interações e significados. Faz-se necessária a capacitação dos profissionais de saúde, para que possam respaldar as famílias de crianças e adolescentes que apresentam deficiência visual com informações e apoio. Nesse sentido, este estudo possibilita aprofundar o conhecimento, e potencializa o aprimoramento da assistência a essas crianças, adolescentes e suas famílias.

Palavras-chave:
Crianças com deficiência; Baixa visão; Enfermagem familiar

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com