SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Trajetória de adaptações realizadas por famílias de crianças/adolescentes que apresentam baixa visãoAvaliação da atenção à saúde de gestantes com HIV: comparação entre serviço primário e especializado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

ROTOLI, Adriana et al. Saúde mental na Atenção Primária: desafios para a resolutividade das ações. Esc. Anna Nery [online]. 2019, vol.23, n.2, e20180303.  Epub 18-Mar-2019. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0303.

Objetivo:

Identificar os desafios enfrentados pelos profissionais para agregar resolutividade às ações de saúde mental desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária.

Método:

Estudo qualitativo realizado com 30 profissionais, sendo 17 enfermeiras, quatro médicos, cinco psicólogos e quatro assistentes sociais. Dados coletados em três municípios do Rio Grande do Sul, Brasil, em abril de 2018 através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente submetidos à análise temática.

Resultados:

Os desafios apontados para agregar resolutividade às ações estão relacionados com a lacuna de conhecimentos específicos para sustentar o que os profissionais desenvolvem; com a organização dos serviços e a participação dos gestores; e com a ambivalência da pessoa com transtorno mental em relação à aceitação e continuidade do tratamento.

Conclusões:

Necessária a construção de práticas compartilhadas entre profissionais, pessoas com transtornos mentais e suas famílias.

Implicações para a prática:

O estudo permite articulações teórico-práticas capazes de gerar transformações no modelo de atenção em saúde mental.

Palavras-chave : Saúde Mental; Atenção Primária; Profissionais de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )