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Conversa de Boteco: participação, educação e promoção da saúde do homem

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o processo de execução de ações dialógicas de um grupo socioeducativo denominado “Conversa de Boteco”, criado por profissionais da Unidade Básica de Saúde Paraisópolis II, reconhecendo desafios relacionados à saúde do homem.

Método:

Pesquisa avaliativa compreensiva, cujos parâmetros foram aspectos conceituais do modelo de Nola Pender. Realizou-se entrevistas com os profissionais e o grupo focal com homens participantes do Grupo, analisando-se três componentes deste modelo: características e experiências individuais; sentimentos e conhecimentos sobre o comportamento que se quer alcançar e; comportamento de promoção da saúde desejável.

Resultados:

O grupo é uma intervenção orientadora do autocuidado; valoriza saberes científicos e populares, com protagonismo dos envolvidos; abarca a prevenção de doenças e mudanças de hábitos; tem distintas percepções dos aspectos estruturais e técnicos dos encontros.

Conclusão:

As ações dialógicas contribuíram para a promoção da saúde dos participantes ao favorecem o (re)conhecimento de determinantes de suas condições de vida e saúde.

Palavras-chave:
Educação em Saúde; Autocuidado; Modelos de Enfermagem

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