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Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

JANINI, Janaina Pinto; SANTOS, Rosangela da Silva; SANTOS, Lívia Fajin de Mello dos  e  SOUZA, Viviane de Melo. A construção epistemológica da transexualidade: a ciência, enfermagem e o senso comum. Esc. Anna Nery [online]. 2019, vol.23, n.3, e20180345.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0345.

Objetivo:

Conhecer o senso comum de mulheres transexuais em reação ao processo transexualizador e discutir a construção epistemológica acerca da transexualidade e da enfermagem nesse processo.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada entre maio e junho de 2017, com 90 mulheres transexuais atendidas em centro especializado.

Resultados:

O senso comum das entrevistadas evidenciou a transexualidade como uma questão identitária e não uma doença, entraves no atendimento em demandas de saúde e ausência do profissional de enfermagem.

Discussão:

A construção epistemológica da transexualidade, se dá por meio da ciência, que instrumentalizou a Política do Processo Transexualizador e não dispõe de conhecimento apresentado pelo senso comum das usuárias.

Conclusão e implicações para a prática de enfermagem:

A ciência tem um papel de criar ordem e práticas a partir do refinamento do senso comum, mas não utiliza o senso comum das mulheres transexuais na construção epistemológica da transexualidade, que compromete a assistência e reforça o caráter estereotipado e patológico pelos profissionais de saúde. A ciência tem o poder de validar o senso comum, sedimentando a assistência às mulheres transexuais, em especial, a prática de enfermagem. A enfermagem tem o desafio de compreender as questões relacionadas à transexualidade articulando o senso comum com o saber científico.

Palavras-chave : Pessoas transexuais; Ciência; Conhecimento; Enfermagem; Gênero; Identidade.

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