SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Discurso de enfermeiros e médicos sobre a utilização do serviço de emergência por imigrantesRegistros na detecção da tuberculose: percepção dos profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

OLIVEIRA, Aliéren Honório et al. Itinerário terapêutico de pessoas com tuberculose diante de suas necessidades de saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2019, vol.23, n.3, e20190034.  Epub 05-Set-2019. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0034.

Objetivo:

Descrever o itinerário terapêutico de pessoas com tuberculose diante de suas necessidades de saúde.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo. Realizadas entrevistas semiestruturadas com dez pacientes. Método de análise hermenêutica-dialética e conceito de itinerário terapêutico como condutor da análise.

Resultados:

A maioria apresentou sintomas clássicos no início da doença, mas houve caso com tosse por mais de um ano. Porta de entrada, acesso ao diagnóstico e tratamento foram predominantes na Atenção Primária, através de baciloscopia e raio-X; houve custeio de exames pelos pacientes. Descentralização do tratamento para outros serviços quando necessário ou por vínculo com o profissional. O paciente seguiu as decisões dos profissionais e do apoio de familiares; constatou-se preconceito relativo à doença.

Conclusões e implicações para a prática:

Fragilidade no manejo da doença, importância do vínculo e da família. Deve-se considerar o impacto da doença e a necessidade de apoio aos pacientes para garantir a continuidade da atenção.

Palavras-chave : Tuberculose; Acesso aos Serviços de Saúde; Atenção à Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )