Acessibilidade / Reportar erro

Itinerário terapêutico de pessoas com tuberculose diante de suas necessidades de saúdea a Artigo extraído da dissertação de mestrado "Necessidades de saúde das pessoas com tuberculose na construção do cuidado integral", defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) de autoria de Aliéren Honório Oliveira sob orientação de Edilma Gomes Rocha Cavalcante, no ano de 2016.

Resumo

Objetivo:

Descrever o itinerário terapêutico de pessoas com tuberculose diante de suas necessidades de saúde.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo. Realizadas entrevistas semiestruturadas com dez pacientes. Método de análise hermenêutica-dialética e conceito de itinerário terapêutico como condutor da análise.

Resultados:

A maioria apresentou sintomas clássicos no início da doença, mas houve caso com tosse por mais de um ano. Porta de entrada, acesso ao diagnóstico e tratamento foram predominantes na Atenção Primária, através de baciloscopia e raio-X; houve custeio de exames pelos pacientes. Descentralização do tratamento para outros serviços quando necessário ou por vínculo com o profissional. O paciente seguiu as decisões dos profissionais e do apoio de familiares; constatou-se preconceito relativo à doença.

Conclusões e implicações para a prática:

Fragilidade no manejo da doença, importância do vínculo e da família. Deve-se considerar o impacto da doença e a necessidade de apoio aos pacientes para garantir a continuidade da atenção.

Palavras-chave:
Tuberculose; Acesso aos Serviços de Saúde; Atenção à Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com