RESUMO
Objetivo:
Refletir sobre o processo de capacitação dos profissionais do Programa Saúde na Escola mediante a Teoria da Complexidade.
Método:
Utilizou-se o referencial teórico de Edgar Morin que defende a necessidade de sobrepor a visão reducionista, disjuntiva e limitadora do pensamento mediante a integração de saberes. Os princípios recursivo, dialógico e hologramático e os conceitos de ordem e desordem subsidiaram esse processo.
Resultados:
Compreendeu-se que os produtos e os efeitos estão incluídos em um mesmo processo e se retroagem. A interação e o diálogo entre os diferentes profissionais mediante a união de ideias distintas são necessárias e torna-se indissociável para a complexidade das capacitações, quando não apenas as partes encontram-se no todo, mas o todo é também identificado nas partes.
Conclusão e Implicações para a Prática:
É necessário integrar profissionais de saúde e educação nas capacitações do Programa Saúde na Escola ao considerar suas necessidades nos processos de trabalho, contar com a contribuição dos saberes de outras disciplinas e setores, bem como compartilhar atribuições na execução das atividades propostas pelo Programa Saúde na Escola.
Palavras-chave:
Filosofia em Enfermagem; Serviços de Saúde Escolar; Capacitação Profissional; Colaboração Intersetorial