Acessibilidade / Reportar erro

Ações de enfermagem para as pessoas privadas de liberdade: uma scoping review

Resumo

Objetivo:

Identificar e mapear as práticas assistenciais exercidas pela equipe de enfermagem para as Pessoas Privadas de Liberdade.

Método:

Scoping review segundo o JBI Institute Reviewer's Manual. Na busca inicial foram utilizados os MESH: Nursing, Delivery of Health Care e Prisoners, para delimitar a estratégia final de busca, composta por uma combinação de doze palavas-chaves, realizada em bases de dados científicas e cinzentas, sem limite temporal. Foram extraídas informações sobre o ano, país de origem, objetivo da publicação, aspectos do método, resultados e conclusões relacionados a scoping review.

Resultados:

Foram encontrados 59.310 textos, após a leitura de título e resumo, 55 foram lidos na íntegra e 15 artigos compuseram a seleção final. Entre as ações de enfermagem há preponderância de práticas direcionadas para doenças infectocontagiosas e saúde mental, com ações clínicas, triagem e escuta qualificada, que melhoram as condições de saúde nos presídios.

Conclusões e implicações para a prática:

As ações de enfermagem nos presídios contribuem para o acesso à saúde entre privados de liberdade. Este trabalho elucida o papel da enfermagem nas penitenciárias, informa sobre as ações desempenhadas e contribui para a formação de enfermeiros para a atuação no sistema prisional.

Palavras-chave:
Prisioneiros; Enfermagem forense; Cuidados de Enfermagem; Prisões; Atenção à saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com